quinta-feira, 30 de julho de 2015

Choosing Wisely: Entrevista com Aseem Malhotra

Compartilho com vocês nossa entrevista com Aseem Malhotra, a quem conheci na recente reunião do Choosing Wisely em Londres. Aseem é um dos responsáveis pela recente implantação da campanha Choosing Wisely no Reino Unido, autor principal do artigo publicado no British Medical Journal sobre o assunto. Assem é cardiologista intervencionista e uma voz ativa contra o overdiagnosis e overtreatment in cardiologia. Atua também consultor associado da Academy of Medical Royal Colleges e como correspondente da BBC de Londres sobre assuntos médicos. 

Nossa postagem sobre Choosing Wisely contextualiza o assunto tratado na entrevista.


* Agradeço à cientista da Universidade de Harvard, Luisa Santos Pereira, pelas legendas do vídeo.



4 comentários:

  1. Parabéns pelo vídeo! Apesar de ser apenas um acadêmico do décimo período, vejo bem essa questão da medicina centrada na doença e o excesso da terapia farmacológica. Pegando este gancho do "ovevrtreatment", ficaria muito feliz se o senhor opinasse sobre um post que fiz em meu blog sobre os critérios adotados pela V diretriz brasileira de dislipidemia para iniciarmos o tratamento farmacológico da dislipidemia baseada pelo risco cardiovascular. Apenas às descrevi, evitando colocar minha opinião sobre os critérios. Acabo de conhecer o seu blog, parabéns! Segue o link do post: http://mednossadecadadia.blogspot.com.br/2015/02/estratificando-o-risco-cardiovascular.html

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista e pelo trabalho aqui nesse blog! O Dr. Aseem é sempre muito claro e simpático.
    Dr. Luis, você conhece o blog do Dr. Jose Carlos Souto ? Acredito que irá se interessar. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. A entrevista com o Dr Aseem foi excelente pra mim como leigo, pois, pude entender melhor sobre quão transparente deve ser a relação médico/paciente e, especificamente, no quesito acerca do "modo sábio de escolhas para tratamentos". Qdo há esclarecimentos nos dois lados, a responsabilidade do médico pode ser repartida e a figura do paciente deixa de repousar na franca ignorância ou mesmo na mera passividade. Se ele, o paciente, corre os riscos, por que não participar de forma mais ativa e esclarecida nas escolhas de suas terapias? Entendi certo o ponto em questão?

    Excelente, também, a entrevista com o Dr Daniel Wolfson sobre o mesmo tema "choosing Wisely".

    Compartilhei a entrevista do Dr Aseem na postagem do dia 17.10.2015 do blog do Dr Souto para reflexão e apreciação daqueles que lá participam.

    Já faz algum tempo que navego neste blog e aproveito a ocasião para agradecer pelas inúmeras e boas entrevistas e, em especial, pelas legendas em português.

    Grato!

    ResponderExcluir
  4. As entrevistas com os Drs Aseem e Daniel Wolfson sobre "choosing Wisely" falam em transparência e na interação médico/paciente. Desculpem-me a insistência ou ignorância da pergunta: o "escolhendo sabiamente" é só por parte dos médicos ou o paciente, desde que esteja bem informado pelo médico, poderá interagir junto nestas "escolhas"?

    ResponderExcluir