sexta-feira, 5 de março de 2010

Maratona ou Caminhada? Faça o que Preferir

Mereceu destaque nesta semana, em sites médicos, um trabalho de coorte prospectiva, envolvendo 43.000 indivíduos, apresentado no congresso Cardiovascular Disease Epidemiology and Prevention. Este estudo avaliou a associação entre desfechos cardiovasculares e diferentes níveis de exercício físico, mensurados por volume de treinamento e intensidade. A incidência de eventos cardiovasculares foi inversamente proporcional ao volume e intensidade do exercício, porém as diferenças foram de pequena magnitude. Não podemos analisar este trabalho plenamente, pois ainda não está publicado na íntegra. Mesmo assim, vamos lá pois o assunto é estimulante.

Podemos tirar algumas conclusões parciais: primeiro, níveis vigorosos de exercício não aumentam eventos cardiovasculares. Essa sempre foi uma preocupação, mas parece que não há o que se preocupar. Se quiser, pode correr uma maratona. Você provavelmente não vai morrer. Mas mesmo se morrer, morreu em grande estilo e de forma não estatisticamente significante.
Segundo, faz pouca diferença se você correr uma maratona ou se você caminhar diariamente. O benefício adicional de maiores níveis de exercício é de pequena magnitude.

Já reconheci neste Blog que não há evidência definitiva de que exercício físico seja benéfico do ponto de vista cardiovascular. Plausibilidade biológica e estudos observacionais sugerem benefício, mas não há ensaios clínicos testando desfechos clínicos. Portanto, a inferência deste estudo não é definitiva.

Embora não tenha sido clinicamente relevante (não precisar correr maratona), a presença do gradiente dose-resposta sugere uma relação causal entre exercício e proteção cardiovascular. Sugere ...
Como o exercício traz benefícios comprovados em qualidade de vida, temos embasamento para sugerir aos pacientes. Mesmo assim, devemos esparar da comunidade científica que surjam evidências experimentais a este respeito.

Enquanto isso, cada um pode fazer sua opção: maratona ou caminhada ?

Um comentário:

  1. Argumentos a mais a favor do exercicio podem ser lidos no ultimo post do blog Morpheus,sobre o organismo" remoso", jeito baiano de falar de gordura ruim.
    Antonio Raimundo from Viena,At

    ResponderExcluir