sexta-feira, 5 de março de 2010

Cobertura Congresso ACC 2010


No próximo final de semana começará o congresso de cardiologia do American College of Cardiology (ACC), em Atlanta. Os dois mais importantes congressos americanos em cardiologia são o ACC e o Congresso do American Heart Association, sendo o primeiro mais clínico e o segundo mais científico.

Este Blog fará cobertura local do congresso do ACC, trazendo nossa análise crítica das evidências lá apresentadas. Fica mais interessante quando antecipamos os acontecimentos, por isso descrevemos abaixo os trabalhos que imagino terão maior impacto neste congresso.

Ensaio Clínico ACCORD (braço lipídico): Em pacientes com DM tipo 2, o uso de fibrato traz benefícios adicionais ao uso de estatina? Randomização: Fenofibrato + Estatina versus Placebo + Estatina. Este ensaio clínico é dimensionado para avaliar benefícios em eventos clínicos cardiovasculares (morte, infarto ou AVC). Este é aquele mesmo ensaio clínico que não mostrou benefício do tratamento agressivo da glicemia, que por sinal aumentou mortalidade.

Ensaio Clínico ACCORD (braço hipertensão): Em pacientes com DM tipo 2, o tratamento agressivo da pressão arterial é benéfico? Randomização: Meta PAS menor que 120 mmHg versus meta PAS menor que 140 mmHg.

Ensaio Clínico EVEREST II: Avaliação da eficácia e segurança do tratamento percutâneo da insuficiência mitral. Randomização: Tratamento percutâneo versus cirúrgico. Desfecho primário: combinado de morte, necessidade de cirurgia ou retorno da insuficiência mitral severa em 12 meses.

Ensaio Clínico RATE II: Em fibrilação atrial permanente, precisa mesmo colocar a frequência cardíaca abaixo de 80 bpm? Randomização: Fc menor que 80 bpm versus Fc menor que 110 bpm. Este é um estudo de não inferioridade, ou seja, a hipótese é que o controle menos estrito da freqüência cardíaca não é inferior ao controle estrito. Desfecho primário: combinado de internamento por IC, AVC, embolia sistêmica.

Ensaio Clínico CILON-T: Após stent farmacológico associar Cilostazol ao tratamento padrão traz benefício? Randomização: Cilostazol versus placebo em paciente em uso de AAS e Clopidogrel. Desfecho primário: morte, infarto, AVC e necessidade de revascularização em 6 meses.
Optimal Duration of Dual Antiplatelet Therapy After Drug-Eluting Stents Implantation: Há benefício em manter Clopidogrel por mais de um ano em pacientes com stent farmacológico? Randomização: Clopidogrel + AAS versus Placebo + AAS após um ano da angioplastia. Desfecho: morte, infarto, AVC, sangramento até 3 anos de seguimento.

Fiquem ligados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário