sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Religiosidade e Doença Cardiovascular

Religiosidade tem sido associada de forma consistente a melhores condições de saúde e estudos longitudinais demonstram que pessoas religiosas apresentam menor taxa de mortalidade geral quando comparadas a pessoas não religiosas. Do ponto de vista biológico, esta vantagem dos religiosos se justifica por hábitos de vida mais adequados neste grupo; por exemplo, religiosos fumam menos. Do ponto de vista espiritual, não temos evidências para afirmar que há razões divinas. Mas como eu já disse em outra postagem, ausência de evidência não é evidência de ausência. Prefiro deixar esta questão em aberto, depende de cada um.
E do ponto de vista cardiovascular, há benefício da religiosidade? Acaba de ser publicado na sessão ahead of print do Circulation o artigo Burden of Cardiovascular Risk Factors, Subclinical Atherosclerosis, and Incident Cardiovascular Events Across Dimensions of Religiosity: The Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis (MESA). O MESA é um estudo de base populacional, que acompanha longitudinalmente 5.474 indivíduos de diversas etnias. Este trabalho não confirmou associação entre religiosidade e melhor prognóstico cardiovascular. A incidência de eventos cardiovasculares foi semelhante entre religiosos e não religiosos. Da mesma forma, o escore de cálcio coronário (marcador de aterosclerose) não foi associado a religiosidade em análise multivariada. Dentre os fatores de risco cardiovascular, religiosos fumavam menos, porém tinham mais obesidade. Um pode ter anulado o outro.

Devemos salientar que há estudos sugeriram redução de eventos cardiovasculares com religiosidade, portanto esta questão pode ser considerada controversa. O ideal seria randomizar os indivíduos para ser ou não ser religiosos, porém isso não é factível.

Em conclusão, de acordo com o estudo MESA, não há benefício em ser religioso no que tange incidência de eventos cardiovasculares.

2 comentários:

  1. Não vi o artigo e seria temerário falar sobre metodologia. Contudo, um ponto que gostaria de destacar, e difícil de controlar, é quanto a religiosidade se relaciona com a obediência às normas da religião. Como medir a religiosidade no sentido do cumprimento das recomendações. Creio ser um fator com grande variabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Outro aspecto relevante sobre estudos com religiosidade é que grande parte dos indivíduos que busca a religião está passando por algum problema físico ou emocional. Tenho certeza que se investigássemos por exemplo, a incidência de surtos psicóticos nessa população veríamos uma grande associação com religiosidade, gerando uma falsa relação causal. Doenças físicas também são frequentes motivos de busca à religião. É provável então que um possível efeito benéfico da religiosidade seja anulado por este viés de seleção.

    ResponderExcluir