quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ablação de Fibrilação Atrial ao Vivo no Today Show

O equivalente ao Bom Dia Brasil nos Estados Unidos é o popular programa Today Show, da rede NBC. Nesta semana este programa resolver transmitir ao vivo uma ablação de uma idosa com fibrilação atrial paroxística, procedimento realizado em um hospital de Cleveland.
Será que é ético expor um paciente em rede nacional durante um delicado procedimento cardíaco? Mesmo a paciente tendo consentido, é uma questão complicada. Se houvesse uma grave complicação durante a transmissão ao vivo? Durante o procedimento o médico conversava com a repórter. Será que este estava concentrado no procedimento ou estava mais preocupado com sua aparição em rede nacional?

São exatamente estas estratégias de marketing que seduzem a população com base em sensacionalismo, em detrimento de evidências científicas. Nesta reportagem o eletrofisiologista afirma que o procedimento é 90% eficaz. Mentira, ensaios clínicos demonstram que o procedimento resolve fibrilação atrial paroxística em 60% dos casos. Muito melhor que terapia farmacológica, é verdade. Porém muito diferente de 90%. A repórter afirma que a radiação recebida pela paciente é desprezível, outra mentira. Tudo isso é o sensacionalismo marqueteiro.

Mas não é só nos estados Unidos. Já vi até na coluna social de A Tarde “propaganda” sensacionalista sobre novo equipamento dignóstico que chegou em hospital da cidade. Na coluna social, o que uma coisa tem a ver com a outra?

Veja crítica embasada em evidências a respeito da reportagem da NBC que um eletrofisiologista americano colocou em seu blog.

3 comentários:

  1. Caro Luís,
    Apesar de não ser médica, li diversos artigos no seu blog e adorei os seus pontos de vista sobre os diversos assuntos. Concordo inteiramente quando constata os exageros da medicina ao indicar inúmeros exames de rotina ou medicação/procedimentos desnecessários. Os nossos governantes deveriam estar mais atentos às produções científicas pois economizariam milhões no SUS...

    ResponderExcluir
  2. porque se deve fazer o ablação? o meu irmão fez e deu tudo certo graças à Deus...

    ResponderExcluir
  3. Há ablação de outras condições, como taquicardia supraventricular, cuja efetividade é muito maior que FA.

    ResponderExcluir